Blog, a internet a serviço do usuário

O Blog pode não ser um dos tipos de sites mais acessados do mundo, mas tem uma importância fundamental na rede mundial

Foto: Jonas Viana

A internet é o meio que a população mundial utiliza para ter acesso à informação diversificada. Uma das características da rede mundial é a interatividade. Muitos sites apostam nessa característica para prender a atenção do usuário. Os sites que mais fazem isso são as redes sociais. A interatividade com o usuário é a forma utilizada para conhecer suas preferências e assim elencar pessoas, grupos, assuntos e outros aspectos que possam interessá-lo. Tal fato, leva o usuário a passar mais tempo na rede.

Os sites mais acessados do mundo são Google, Facebook e Youtube segundo o Top Sites Alexa. Estes sites consistem em um site de busca, uma rede social e um site de compartilhamento de vídeo. Se a partir das características desses sites traçarmos um perfil do usuário mundial, como seria esse usuário? O usuário aqui apresentado seria o “usuário ideal”, pois busca conhecimento, interage com os amigos e compartilha o que sabe através de vídeos? Não, não é uma boa interpretação. É preciso fazer um estudo muito mais aprofundado para entender qual o perfil do usuário atual em relação aos sites mais acessados.

Pretendo destacar por meio desta postagem o Blog. Este não é um dos tipos de sites mais acessados do mundo. Mas é um dos recursos que a internet também proporciona aos seus usuários e que é bastante utilizado por eles. O blog, diferente da rede social, não proporciona interação entre usuários em tempo real. Ele proporciona a propagação de ideias e experiências através daquilo que o usuário se destina a escrever.

Existem vários tipos de blog, por exemplo, de moda, esporte, opinião, notícias, produtos etc. O assunto de um blog depende dos interesses dos usuários que gerenciam. Eu mesmo já criei blog de histórias de ficção, poemas, textos literários, contos e outros. O problema é que ao passar do tempo, eu fui esquecendo o blog e deixando de postar. Creio que esse problema não tenha acontecido só comigo, espero! Mas, de fato, a rotina de postagem de um blog precisa ser fixa para que o "blogueiro" consiga atender ao seu público.

O blog é o meio pelo qual os usuários de internet podem se manifestar publicamente falando aquilo que acreditam, expondo suas opiniões, críticas e sugestões para os temas da atualidade. É preciso, é claro, ter discernimento do que dizer e de como dizer, pois a nossa liberdade acaba onde começa o respeito ao outro. Não é porque existe liberdade de expressão que deixa de existir respeito ao outro. A função social do blog na rede não é algo novo, mas é algo que precisa ser redescoberto.

Estou recomeçando a postar no meu blog através desta postagem! Convido a todos os leitores a junto comigo, discutir assuntos da atualidade, falar de coisas boas que acontecem no mundo, divulgar eventos, compartilhar vídeos, músicas e, é claro, falar de Deus, pois Ele é a razão de estarmos aqui hoje. É um convite para usar os sites mais acessados do mundo com um objetivo claro: levar a verdade, falando do que acontece na realidade. É uma forma de praticar o jornalismo que aprendo na faculdade. E é um convite para, como cristão, evangelizar através da internet.