IV Encontro de Aprendizagem Cooperativa

Bolsistas da Aprendizagem Cooperativa apresentaram seus Relatos de Experiência durante os Encontros Universitários 2012.



Os Encontros Universitários fazem parte do calendário acadêmico da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entre os vários encontros que aconteceram concomitantemente durante os dias 21, 22 e 23, tivemos o IV Encontro de Aprendizagem Cooperativa.

A abertura do evento aconteceu na quarta-feira, 21, pela manhã no Auditório Cândido Pamplona do Centro de Tecnologia. A Coordenadora do Programa de Aprendizagem Cooperativa, Tereza Cristina Batista de Lima, e o Professor Manoel Andrade abriram as atividades. A Coordenadora falou da realidade que a Aprendizagem Cooperativa está vivência atualmente na UFC e o Professor fez uma avaliação dos quatro anos de existência do programa.

No período da tarde, os bolsistas iniciaram as apresentações dos Relatos de Experiência. Cada bolsista teve entre dez a quinze minutos para expor como foi a sua participação nas atividades da bolsa e quais os seus sentimentos em relação à realização dessas atividades. “Uma experiência é uma coisa que a gente vivência de forma única” ressaltou a Coordenadora Tereza Lima. Os bolsistas usaram a criatividade para contar suas experiências de forma diferente. Teve apresentações de música, de vídeo, de cordel e até de um monólogo.

As atividades do IV Encontro de Aprendizagem Cooperativa encerraram na sexta-feira à tarde. Ao término do evento, tivemos muitos sentimentos, dentre eles o de Gustavo Ewerson, estudante do Curso de Letras e bolsista da Aprendizagem Cooperativa desde 2011, em que ele destaca: “Assisti todos os turnos e pude perceber aquilo que não tava enxergando no momento. Eu vi pessoas que mudaram suas concepções de vida. Eu vi pessoas dizendo que a Aprendizagem Cooperativa mudou suas vidas. Eu vi pessoas super felizes por ter encontrado amigos. Eu vi pessoas orgulhosas de ter viajado para interior. Eu vi guerreiros do PRECE construindo sonhos. Eu vi pessoas que se completam acima de tudo. Eu vi felicidade em forma de ações. Eu vi pessoas superando obstáculos pessoais. Eu vi pessoas transformadas. Afinal, pelas vozes dos bolsistas, eu vi o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis”.




A voz de cada bolsista ganhou destaque através do Relato de Experiência. Foi o momento em que o próprio estudante avaliou o que aprendeu, o que viveu e o que a metodologia contribuiu para a sua formação profissional e pessoal.

Fotos: Jader Lima