II Encontro Cearense de Aprendizagem Cooperativa

Evento reúne estudantes, professores, gestores e pesquisadores para conhecer e discutir a experiência da metodologia de Aprendizagem Cooperativa no estado do Ceará.


Durante os dias 10, 11 e 12 de dezembro, ocorreu o II Encontro Cearense de Aprendizagem Cooperativa no Ponta Mar Hotel, Meireles. Cerca de 700 pessoas participaram do evento, dentre elas estudantes do ensino médio de escolas da rede pública, estudantes universitários, professores, gestores e pesquisadores da metodologia de estudo em grupo.

David e Roger Johnson, diretores do Centro de Aprendizagem Cooperativa em Minneapolis nos Estados Unidos, pesquisam a metodologia a mais de 40 anos. Durante o evento, houve palestras em que eles mostraram como funciona a Aprendizagem Cooperativa nos Estados Unidos e executaram oficinas utilizando a metodologia. Os americanos explicaram os pilares dessa metodologia de estudo cooperativo: Responsabilidade Individual, Interdependência Social, Interação Promotora e Processamento de Grupo.

A programação do evento contemplou oficinas para estudantes e professores, além de momentos em que os participantes, de modo geral, puderam conhecer como é a experiência em Aprendizagem Cooperativa no estado do Ceará. O Programa de Educação em CélulasEstudantis (PRECE) foi apresentado como o marco inicial da Aprendizagem Cooperativa no Ceará. Os projetos que surgiram a partir do PRECE também foram expostos.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um elemento que foi acrescentado à metodologia americana, a História de Vida. Esta já faz parte da Aprendizagem Cooperativa Cearense. Para estudar em grupo, é necessário conhecer as pessoas com quem você vai conviver e, através desse processo de conhecimento, trocar experiências, pois o aprendizado não está só nos conteúdos estudados, ele está, principalmente, nas vivências de cada membro de um grupo.


A Aprendizagem Cooperativa utilizada na Educação Básica através dos estudantes do ensino médio articuladores de células estudantis (grupos de estudo) foi apresentada no segundo dia do evento. Durante o ano de 2012, a Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CODEA) executou o Curso Estudante Cooperativo em cidades do interior do estado.

Estudantes universitários apresentaram o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) que é articulado na Universidade Federal do Ceará (UFC). Os participantes do evento conheceram a experiência em Aprendizagem Cooperativa no ensino superior através da apresentação dos universitários.

O último dia do evento foi marcado pela apresentação dos Projetos: Colônia de Férias e Eu Curto a Universidade. Os projetos foram planejados e executados por estudantes universitários com o objetivo de promover a troca de experiências entre universitários e estudantes do ensino médio, de forma a estimular estes a ingressar no ensino superior e a contribuir para a formação acadêmica e pessoal daqueles. Os projetos contaram com o forte apoio do Governo do Estado e da Universidade Federal do Ceará.

O Evento contou com a presença de autoridades da área de educação tanto do Governo do Estado quanto da UFC. Dentre essas autoridades, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, Secretária de Educação, e Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação da UFC, estiveram presentes. Ambos teceram comentários sobre os projetos desenvolvidos pelos universitários.

O encerramento do evento se deu a partir de uma avaliação em que professores, gestores e alunos do ensino médio manifestaram suas opiniões em relação aos projetos apresentados. Após o momento de comentários, o professor Manoel Andrade, articulador de todo o evento, encerrou motivando a parceria entre estudantes e professores para solucionar problemas educacionais.