IX Semana de Letras promoveu reflexões

Mais de 600 pessoas participaram da IX Semana de Letras UFC


O Centro Acadêmico Patativa do Assaré, através da gestão Voz Ativa, promoveu, de 07 a 11 de janeiro, a IX Semana de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento teve como tema “Letras e Perspectivas: ensino, pesquisa e extensão”.

As atividades do encontro aconteceram no campus do Benfica da UFC. A programação foi composta por 19 minicursos, 13 oficinas, 240 comunicações orais e diversas atividades acadêmicas e culturais. Mais de 600 pessoas participaram do encontro.

Silvia Cavalleire, coordenadora da gestão Voz Ativa, afirmou que a Semana de Letras foi um momento de reflexão sobre as próprias Letras. “O Nosso tema, letras e perspectivas, foi trazido para que a gente possa analisar e refletir quais as perspectivas dos professores, dos estudantes e dos profissionais em Letras” ressaltou a coordenadora. Ela destacou ainda que existem profissionais que se formam em Letras e não necessariamente seguem a carreira de professor.


Show de Talentos

O Show de Talentos, segundo Silvia, foi a inovação desse ano, a atividade proporcionou o enriquecimento cultural do evento. A programação do Show de Talentos contou com 10 apresentações culturais e intervenções diárias antes de cada mesa-redonda. Patrícia Rodrigues, estudante de Letras Espanhol, apresentou as atrações do Show de Talentos junto com Toni Marinheiro, estudante de Letras Português. A jovem relatou que a atividade foi um sucesso e confessou: “eu me senti um pouquinho artista”.

Destaques

A Professora Doutora Odalice de Castro e Silva presidiu a conferência inicial, “Que futuro para as Letras”. Odalice Castro é professora do Departamento de Literatura e na ocasião relatou um pouco de sua experiência como profissional de Letras. Segundo Silvia Cavalleire “o auditório estava lotado, mais de 200 pessoas”. Outro destaque do evento foi a mesa-redonda com o Professor Paulo Mosânio e o entrevistador Ricardo Guilherme.

A participação dos estudantes foi o grande destaque do evento. “Os alunos estão movendo o evento”, segundo Patrícia Rodrigues. O evento é muito importante para os estudantes, pois é a oportunidade que eles têm para divulgar as produções acadêmicas. Silvia Cavalleire, como aluna do curso de Letras e coordenadora do Centro Acadêmico, defende: “os estudantes são produtivos, mas nós não temos eventos suficientes”. A Semana de Letras tenta suprir essa necessidade.

Curso Noturno

Diana Fortier, Professora do Departamento de Letras Estrangeiras, participou da Semana de Letras. Ela ministrou um minicurso sobre a Teoria da Tradução. Ela nos contou que muitos estudantes participaram do minicurso, pois o tema é bastante atraente para aqueles que estudam língua estrangeira.

A Professora do Curso de Letras Inglês noturno destacou que a IX Semana de Letras foi uma ótima oportunidade para os alunos do noturno terem uma experiência com evento acadêmico. Os alunos que escolhem o curso no período noturno é porque geralmente trabalham pela manhã e pela tarde, com isso, fica bastante complicado para eles participarem de atividades durante o dia. Neste ano, a Semana de Letras trouxe palestras, minicursos e comunicações orais no período noturno. “Estou adorando parecem muito gratos” confessa a Professora. Os alunos estão indo por interesse e não para cumprir carga-horária, ressaltou Diana Fortier.

“A Semana de Letras está dando vazão a uma demanda que ficou represada pela Semana de Humanidades que não houve” disse a professora ao se referir a grande adesão por parte dos estudantes à IX Semana de Letras.

Relatos dos Estudantes

Alinne Vasconcelos, estudante de Letras Português, disse que foi a primeira vez que participou do evento. Ela está perto de se formar e a sua turma estava empenhada na organização do evento. Um dos aprendizados que ela teve foi a lidar com pessoas.

Patrícia Rodrigues, estudante de Letras Espanhol, disse que aprendeu a organizar eventos. Em sua fala, a estudante destacou que “a Semana de Letras é um evento feito por discentes para discentes”.

“O esforço coletivo dos estudantes de Letras fizeram com que fosse realizada a Semana de Letras de forma impecável. Foi um sucesso enorme articular vários grupos culturais e gerenciar várias apresentações acadêmicas. Porém, o que me deixa mais alegre é motivação de todos em participar do encontro e acima de tudo valorizar nosso curso. Agradeço a Comissão Organizadora pela iniciativa. O Centro Acadêmico, na gestão Voz Ativa, foi formidável. E para finalizar “Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos". Amo o curso de Letras desde sempre” declarou Gustavo Ewerson, estudante de Letras Português.

Encerrando as Atividades

A IX Semana de Letras UFC é o evento que encerra as atividades da gestão Voz Ativa. Segundo a coordenadora Silvia Cavalleire, o Centro Acadêmico funcionará com as atividades normais até o final de março. A estudante Silvia afirmou que a gestão Voz Ativa foi uma gestão com diferenciais e com uma equipe diversificada. Ela observou que foi o único Centro Acadêmico da UFC a ter uma secretaria de acessibilidade e a realizar uma semana de atividades sobre o tema. Silvia ressaltou que os comentários dos estudantes são positivos em relação a gestão.

Fotos: Alinne Vasconcelos