Renascer 2013 – Carnaval Diferente

Retiro de Carnaval promovido pela Comunidade Católica Shalom nos dias 10, 11 e 12 de Fevereiro reúne 12 mil pessoas por dia no Ginásio Paulo Sarasate


O retiro de carnaval é promovido há 27 anos pela Comunidade Católica Shalom. O Renascer já faz parte das opções para passar o carnaval em Fortaleza. O intuito do evento é proporcionar aos católicos um carnaval diferente, um carnaval com Deus. Participaram do evento muitas famílias e muitos jovens. A programação do Renascer é composta por momentos de louvor, adoração, pregação e, ao final de cada dia do evento, celebração eucarística.


O evento além de proporcionar momentos espirituais intensos, promoveu também a solidariedade através da arrecadação de alimentos não perecíveis e da doação de sangue. O Renascer ultrapassou a meta esperada para as duas ações. Foram duas toneladas de alimentos e mais de 200 bolsas de sangue. O encontro do homem com Deus é também o encontro do homem com o outro através da partilha.

O tema do Renascer este ano foi “Tudo é possível àquele que crê” (Mc 9:23). Este tema relaciona-se diretamente com o Ano da Fé, 2013, proclamado pelo Papa Bento XVI. Os pregadores falaram da importância de uma vivência autêntica da fé. Não de uma fé vã, mas de uma fé em Deus. A fé em Jesus Cristo é fruto de um encontro pessoal com o Amor de Deus.

Camila Lima, estudante de Desporto e Lazer, acredita que o Renascer “resgata a esperança de muitos que buscaram a felicidade em tantas outras coisas, e enveredaram por caminhos que acreditaram não ter mais volta”. O Renascer é uma ótima oportunidade de experimentar de uma felicidade que não passa. “O Renascer foi incrível milagres acontecendo, vidas mudando, pessoas reunidas para Deus e com Deus, isso é Perfeito” diz Samuel Duarte, estudante.


Muitos tiveram sua primeira experiência no Renascer este ano, como a jovem Ianca Santos: “Assim, a princípio eu não ia. Mas foi uma coisa inexplicável sabe, fazia tempo que não me sentia bem assim e algo mudou depois dessa experiência”. Já Steffany Maria, estudante de Pedagogia, diz que “foi simplesmente maravilhoso, na adoração ao Santíssimo, no domingo, chorei muito e pensava ‘se eu tivesse em outro lugar, mas graças a Deus que estou aqui, neste lugar de bênçãos, fortalecendo minha fé’. Foi simplesmente maravilhoso, fortaleceu minha fé”.

A felicidade do Renascer não acaba na quarta-feira de cinzas porque a fonte dessa felicidade está em Deus.