Certificado do Ensino Médio através do ENEM

Esta semana o resultado da 1ª Chamada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado. O Enem vem aos poucos mostrando que não é um monstro tão temível como se especulava no tempo em que eu me preparava para os vestibulares da vida. Isto se dá ao fato de que muitas portas vem sendo abertas através dele, mas vale ressaltar que outras vem sendo fechadas por causa dele, no entanto, não vem ao caso neste momento, pois é das portas que se abrem que pretendo falar nesta postagem. 

Através do Enem, aqueles que tiveram que interromper seus estudos no Ensino Médio, antigo segundo grau, têm a oportunidade de receber, se atingirem os requisitos, o certificado de conclusão. Vejamos a seguir: 

O Enem pode ser utilizado para fins de certificação de conclusão do ensino médio, para alunos maiores de 18 anos e que não concluíram esse nível de escolaridade na idade adequada, conforme o art. 38 da Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 

A certificação é realizada pelas Secretarias Estaduais de Educação e pelos Institutos Federais de Educação que aderiram a essa modalidade, nos termos da Portaria MEC nº 10, de 20 de maio de 2012 e da Portaria INEP nº 144, de 24 de maio de 2012. 

O participante do Enem deve indicar, no ato da inscrição, que deseja realizar o Exame para obter o certificado de conclusão do ensino médio e em qual instituição.

Estas informações constam no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A certificação de pessoas que interromperam sua formação escolar é uma oportunidade de ajudá-las a ingressar no ensino superior, ou mesmo, no mercado de trabalho, que está cada dia mais concorrido. É também uma forma de combater, ainda que em uma proporção menor, a falsificação de certificados do Ensino Médio. 

É sabido que a prática de comprar um diploma do segundo grau até alguns anos atrás era comum. Vários casos já foram noticiados pela mídia como "Polícia apreende certificados de conclusão de ensino médio falsos" ou mesmo em "Jovem de 19 anos é suspeita de falsificar o certificado de conclusão do ensino médio para ingressar no UNIPAM". O fator tempo às vezes faz com que algumas pessoas queiram burlar procedimentos legais. 

No entanto, através desta porta que o Enem abriu tornou-se muito mais barato e lícito conseguir um certificado do Ensino Médio como podemos ver a partir desta matéria: "Jovem faz Enem para concluir ensino médio e passa em engenharia no Sisu"