Papa Francisco vai escrever sobre Cultura do Encontro

Primeira mensagem de Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é apresentada nesta quinta-feira.

Imagem: Reprodução/Internet
O Vaticano vai apresentar esta quinta-feira a primeira mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, dedicada ao tema “Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro”.

A conferência de imprensa vai contar com a presença do arcebispo italiano D. Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, e da professora Chiara Giaccardi, da Faculdade de Letras e Filosofia (Departamento de Ciências das Comunicações e do Espetáculo)  da Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão (Itália).

A mensagem “quer explorar o potencial da comunicação, num mundo cada vez mais conectado e em rede, a fim de que as pessoas estejam mais próximas uma das outras e seja construído um mundo mais justo”, refere uma nota do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (CPCS), divulgada aquando do anúncio do tema, em setembro de 2013.

A era da globalização impõe “que a comunicação possa chegar aos lugares mais remotos do mundo real”, para que ninguém se sinta “excluído”, acrescenta o organismo da Santa Sé.

O CPCS convida cada católico a testemunhar “os valores nos quais acredita, a sua identidade cristã, a sua experiência cultural, expresso com uma nova linguagem, para se chegar à partilha”.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II (decreto ‘Inter Mirifica’, 1963), é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes (1 de junho, em 2014).

A mensagem do Papa vai ser publicada na véspera da festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas (24 de janeiro).