Bem vindo ao mês mais nordestino do ano



Santos padroeiros, quadrilhas, comidas típicas e muito forró são as principais características do mês de junho. Nos arraiás que acontecem em todo o Brasil, é possível encontrar um pedaço do Nordeste.

Santos do mês de junho

No dia 13, é celebrado Santo Antônio que nasceu em Lisboa, Portugal, e faleceu em Pádua, Itália. Ele fez parte da Ordem Franciscana e foi contemporâneo a São Francisco de Assis.

No dia 24, é a vez de São João Batista. Este tem uma história bonita e trágica. Foi precursor de Jesus Cristo, preparando o caminho para que Ele realizasse sua missão. João morreu a pedido da mulher de Herodes porque ela se sentia incomodada com sua pregação.

No dia 29, são celebrados São Pedro e São Paulo. Os dois são considerados colunas da Igreja Católica. Pedro é conhecido como o primeiro papa da Igreja e Paulo conhecido pelo seu ardor missionário.

Quadrilhas

Reunindo várias pessoas, a quadrilha é considerada um estilo de dança de origem holandesa com influência portuguesa. Ela teve seu apogeu na França no século XVIII e, quando chegou ao Brasil, passou por adaptações. Hoje em dia, é difícil uma festa junina não ter quadrilha, pois é possível fazê-la, inclusive, de forma improvisada. Crianças, jovens, adultos e idosos podem dançá-la, basta encontrar um par.

Balancê, Anavan, Returnê e Tur são algumas das expressões utilizadas durante a dança. Quer aprender os passos? Então, confere a matéria feita pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC): Aprenda os passos e comandos da dança da quadrilha.

Comidas típicas

Vamos falar de coisa boa: bolos, doces e salgados. Eles estão na lista de comidas típicas das festas juninas. Algumas das principais comidas são pamonha, bolo de milho, bolo de fubá, paçoca, canjica, cuscuz, vatapá e pipoca. No Brasil, o milho é um dos produtos mais importantes para as comidas do período. Já em Portugal não pode faltar sardinha. Ela é a estrela das comidas de São João por lá.

Muito forró

Nas festas realizadas pelo Brasil, o forró é o ritmo predominante. Artistas consagrados e iniciantes animam os arraiás enquanto o público arrisca dois para lá e dois para cá. Confere aí algumas músicas típicas que talvez você escute neste período.

Anunciação - Alceu Valença


Colo de Menina - Fulô de Mandacaru


Frevo Mulher - Lucy Alves



Neste mês, vale dançar forró até com música em francês. Escuta aí essa versão junina produzida pela Comunidade Católica Shalom.

Gostou da postagem? Então, comenta e compartilha. Pode enviar para todos os seus amigos que vão aproveitar cada dia do mês mais nordestino do ano.