Meio Ambiente: Imagens da GoPro x Imagens do meu celular

No dia voltado mundialmente para o Meio Ambiente, trago uma questão que tem me chamado atenção. Enquanto uma câmera GoPro captura imagens incríveis de vários lugares da terra, o meu humilde telemóvel registra alguns pontos de lixo em Fortaleza, no Ceará. De fato, se nós quisermos que a beleza do planeta continue enchendo os nossos olhos, precisaremos assumir novas posturas.


Lixo em local proibido na Rua Solon Pinheiro no bairro de Fátima.


Lixo em local proibido na Rua Padre Perdigão Sampaio no bairro Antônio Bezerra.


Esses são apenas dois dos vários pontos de lixo espalhados pela Cidade. O prefeito Roberto Cláudio nega relação de lixo com surto de chikungunya. O fato é que a poluição é prejudicial à população. No entanto, esta não pode ficar esperando somente o Poder Público fazer algo. Escutei hoje mesmo o caso de uma rua em que os moradores se organizaram para não mais ter cenas como as das imagens acima. Eles começaram a monitorar uns aos outros para que o lixo não fosse colocado em locais inadequados.

A orientação para a população é colocar o lixo somente nos dias de coleta e para a Prefeitura é fiscalizar os locais que geralmente acumulam lixo. Afinal, dois anos após Lei do Lixo, Fortaleza tem mais de mil pontos de lixo.